::    Agradecimentos    ::    Contribuições    ::    Contato   


Quer anunciar na ReefCorner também? Clique aqui e saiba como!

 Todos os Fóruns
 Aquarismo
 Marinho
 Tudo sobre LED cree, epistar, nichia, bridgelux
   Todos os usuários podem enviar NOVOS tópicos a este fórum
   Todos os usuários podem responder neste fórum
 Imprimir
Autor ::.::. . :.. . Tópico Anterior: solucao para ayptasias! Tópico 134343 Tópico Seguinte: Teste Seachem       . ..: . .::.::  

Andre Mantovani



Balneário Arroio do Silv
SC - Brasil


149 Mensagens

 Publicado - 14/08/2011 :  1:23:52 PM  Mostrar perfil  Adicionar Andre Mantovani a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado
Fala amigos do fórum tava navegando na net e encontrei este documentário sobre leds vale a pena ler para quem gosta do assunto:

?
PDF | Imprimir | E-mail

O QUE SÃO OS LEDS SMD?

SMD (Surface Mounted Diode): SMD é uma nova tecnologia que tem por objetivo reduzir o espaço ocupado pelos tradicionais componentes (resistências, diodos, transistores e CI's) em certas placas, como as de computadores e outros aparelhos que precisam ser complexos, porém ocupar pouco espaço.
SMD significa dispositivos montados em superfície.
O LED SMD possui alto brilho, com menor consumo de energia do que um LED normal.

Você pode identificar um LED SMD pela nomenclatura, geralmente são: 0603,0805,1210,5060,1010 e assim por diante.
A Nomenclatura, é baseada no tamanho Comprimento x Largura e possuem a nomenclatura para o sistema de polegadas e métricas, para o mesmo LED.
Veja a descrição para as especificações do mesmo LED:

SMD 0603 (polegadas.): Convertido para o sistema métrico, é o SMD 1005, significa que o tamanho dos componentes LED é 1.00mm de comprimento por 0.500mm de largura. Então, se você ouvir falar em SMD 0603 no sistema de medidas em polegada, no sistema métrico ele será o 3528.

SMD 0805 (polegadas.): Convertido para o sistema métrico, é o SMD 2125, significa que o tamanho dos componentes LED é 2.0mm de comprimento por 1.25mm de largura. Então, se você ouvir falar em SMD 0805 no sistema de medidas em polegada, no sistema métrico ele será o 2125.

SMD 1210 (polegadas.): Convertido para o sistema métrico, é o SMD 3528, significa que o tamanho dos componentes LED é 3.5mm de comprimento por 2.8mm de largura. Então, se você ouvir falar em SMD 1210 no sistema de medidas em polegada, no sistema métrico ele será o 3528.

SMD 5050 (métrica): Este componente é medido pelo sistema métrico, significa que o tamanho dos componentes LED é 5.00mm de comprimento por 5.00mm de largura.



O que são LEDS SMDVANTAGENS E DESVANTAGENS


Uma das vantagens do led SMD é que eles são muito mais brilhantes que os LEDS comuns (Round, Superflux, etc) e conseguem uma maior luminosidade. São indicados para aplicações que exigem alta luminosidade e visibilidade.
A desvantagem é o custo, ele custo muito mais dos que os LEDs comuns.
Há diferenças importantes na escolha de um LED SMD. LED SMD podem vir com chip único, ou chip múltiplo.
Como saber quantos CHIPS tem um LED SMD?
Você pode ligar o LED (não se esqueça de usar um bom óculos de sol) e você pode ver CHIP ou os CHIPS.
Quando projetadas em uma parede branca você pode ver uma diferença significativa entre um SMD com CHIP único, e um com CHIP múltiplo.
Alguns tipos de LED SMD exigem o uso de um dissipador de calor devido ao elevado calor que produz.
Esta é uma desvantagem desses tipos de SMD, que dependem do dissipador para esfriá-la .
Outra diferença entre SMD e os LEDS comuns, é que muitas vezes o SMD irá necessitar de uma lente para realçar a cor.


LÂMPADAS A LED SMD

Estão se tornando populares as lâmpadas a LED, fabricadas com os dois tipos de LED, Led SMD, e Led Comum de alto brilho.
Ao comprar uma lâmpada a LED SMD , verifique se as mesmas são fabricadas com transistores proteção de circuito para estabilizar a corrente.
Verifique também o tipo de acabamento do LED , se é de silicone ou resina, ambos têm suas vantagens e desvantagens.
O silicone é bom para a dispersão do calor, mas é delicado se tocado e pode danificar o chip do LED.
A principal vantagem da resina é que ela pode ter uma reflexão luminosa melhor. A desvantagem é que a resina gera muito calor, e precisa de um dissipador melhor.
É por isso que o SMD com CHIP múltiplo, é melhor, porém custa bem mais do que LED SMD com CHIP único.

Até a próxima semana, e não esqueçam de twittar a Uniled.
QUAL O CHIP DO LED???
PDF | Imprimir | E-mail

QUAL O CHIP DO LED?

É muito importante a qualidade do CHIP do LED, na hora da escolha para desenvolvimento de sua aplicação, eles determinam a qualidade da luz emitida, e é decisivo para determinar como a manutenção da luz emitida é mantida ao longo do tempo.
As características de qualidade para os LED's são muito diversas, e, também aqui, a máxima se aplica: a opção mais cara ou a mais barata, nem sempre é a melhor escolha, é necessário verificar o tipo de aplicação , uso, durabilidade, e diversos fatores, para se determinar com certeza qual o melhor tipo de material a ser utilizado.
Para destacar, cito o exemplo da indústria automobilística:
Você tem certeza de ser capaz de, espontaneamente, listar uma variedade de carros, de populares aos mais luxuosos.
Preços e finalidade desempenham papéis importantes na decisão de qual modelo escolher o modelo, a saber: uso, durabilidade, função, se será usado somente na cidade, se será usado no campo. Com o LED deve ser feita o mesmo questionamento.

O que determina a qualidade de um LED?

A qualidade de um LED é determinada principalmente pelo CHIP usado. Ele determina a vida útil do LED e como o comportamento da iluminação do LED muda ao longo do tempo, diminuindo a curva de luminosidade em milicandelas durante seu tempo de uso.

Os principais fabricantes de CHIPS do mundo são, a saber:



Nichia - www.nichia.com
Cree - www.cree.com
Epistar - www.epistar.com.tw
Bridgelux – www.bridgelux.com

A opinião predominante no mercado hoje é que os leds fabricados pela NICHIA, são melhores para uso em telões de LED e televisores.
No entanto, eles também são, inegavelmente, os LEDs mais caros no mercado por uma larga margem.
Dependendo do tipo LED, (LED RGB são muitas vezes mais caro), uma diferença de preço muito grande pode ocorrer, na compra entre o LED de um fabricante e de outro.

Os Fatores mais importantes entre um CHIP de led e outro são:

Brilho: O brilho do LED é medido em mcd (milicandelas). Quanto maior o brilho, melhor.

A descarga eletrostática (ESD): Os CHIPS produzidos por vários fabricantes podem se diferenciar-se através de uma sensibilidade variável aos efeitos da descarga eletrostática (por exemplo, devido ao contato dos dedos). Mostrar falhas causadas por descargas eletrostáticas podem ser prevenidas através da implementação de medidas de proteção contra ESD no processo de produção. Abaixo estão listados as tensões que o LED pode suportar em caso de descargas eletrostáticas:

Cree: 2000V
Nichia: 1000V
CHIPS de Taiwan:  LED: 800V (epistar, Bridgelux, etc)
CHIPS Chineses: LED: 200 ~ 800V

Sensibilidade a variações de temperatura: Os Chips de led de baixa qualidade perdem a luminosidade mais rápido, ou seja, sua vida útil pode diminuir, se eles são expostos a grandes variações de temperatura. Dependendo do país, as temperaturas podem ficar extremamente quentes ou frias durante os meses de verão ou inverno, respectivamente. Como resultado da qualidade do chip do LED, ocorre uma diminuição rápida da curva de luminosidade. Vida Útil : A vida útil do LED de boa qualidade, encontra-se entre 50.000 e 100.000 horas. (100 mil horas equivale a 10 anos de operação da exposição contínua se não existirem outros fatores que reduzem a vida útil, tais como exposição a calor excessivo, excesso de tensão, entre outros. Um led de qualidade inferior, não consegue atingir a vida útil mínima requerida, perdendo seu brilho entre 20.000 e 30.000 horas de uso.

Curva de Luminosidade: Todo LED, possui uma curva de luminosidade, que começa mais ou menos aos 10.000 horas, ou seja, após esse período, mesmo que imperceptível, ocorre a redução do brilho do LED, em CHIPS de segunda linha, essa redução inicia-se já nas primeiras 2.000 horas de uso, diminuindo drasticamente ao chegar as 7.000 a 10.000 horas, enquanto os CHIPS de boa qualidade, iniciam essa degradação após 10.000 horas de uso, e com efeitos quase imperceptíveis.

Os fatores de qualidade do CHIP de um Led a ser aplicado, vai depender da sua aplicação ( Lâmpadas, Refletores, Lanternas, etc), e como eles devem se comportar ao longo do tempo.
Se o desempenho deve ser de alto rendimento, com luz e cor constante, e que atinja alta durabilidade, recomendamos sempre os produtos com LED CREE, EPISTAR OU BRIDGELUX.
Em contraste com o ainda muito caro Cree, os CHIPS da EPISTAR e BRIDGELUX, possuem manutenção de cor e brilho uniforme, também não tem muita variação do brilho e luminosidade após 10.000 horas.
O Brasileiro, ainda não está acostumado com a TECNOLOGIA A LED, portanto na hora da escolha do produto, lhe servirá o mais barato, mas será que o mais barato, realmente irá atender suas expectativas?
Portanto está na hora de você aprender a perguntar na hora da compra: QUAL O CHIP DO LED?
E aí sim, você terá condições de analisar preços de produtos entre um e outro fornecedor.
A Uniled, é especialista em produtos a LED, e com profundo conhecimento na área de Optoeletrônicos, sabe fornecer informações detalhadas de todos os produtos e componentes que comercializa, mantendo atualizados datasheets e documentações técnicas a respeito do mesmo.
Color Rendering Index - O que é?
PDF | Imprimir | E-mail

LED - DIferenças de CRI, e diferença de qualidade em CHIPS do LED.


Começamos um novo artigo, que será muito útil, e será dividido em algumas partes, para entermos a diferença de qualidade entre CHIPS de leds, muitas vezes no Brasil, o LED é somente LED, vemos pessoas comparando um LED 5mm de determinada característica e CHIP, e um LED 5MM de outra característica e CHIP, e achando que a diferença é somente o preço. O mesmo caso, acontence em lâmpadas a LED T8, Dicróicas a LED, e uma infinidade de produtos com a tecnologia optoeletrônica que existem no marcado. A Tecnologia a LED está crescendo e se difundindo, mas é necessário aprender sobre as diferenças entre dois produtos que no início parecem iguais, mas com características diferentes. Para entender a diferença entre Leds com chip CREE, BRIDGELUX, EPISTAR, CHIMEI, LUXEON, precisamos primeiro começar a enteder o que é o COLOR RENDERING INDEX., vamos falar sobre ele hoje, e nos proximos posts, sobre a diferença entre vários leds, fabricados com diferentes chips, encontrados no mercado.

Leia mais...
Tabela IP – Indice de Proteção em Leds
PDF | Imprimir | E-mail

Como forma de melhor identificar os níveis de proteção aplicáveis em fitas de led flexiveis, e outros materiais fabricados com produtos optoeletrônicos, devemos seguir os índices de Proteção da Tabela IP, que é uma tabela que contém normalmente 2 mas em alguns casos três digitos que determinam o níveis de proteção específicos.
O Índice de Proteção é expresso por dois algarismos, sendo composto e identificado da seguinte maneira:

O primeiro algarismo:

Determina o grau de proteção de materiais optoeletrônicos , quanto a objetos sólidos e pessoas, conforme a tabela abaixo:

0 - Não protegido
1 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 50mm
2 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 12mm
3 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 2,5mm
4 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 1mm
5 - Protegido contra a poeira
6 - Totalmente protegido contra a poeira

O segundo algarismo:

Determina o grau de proteção dos equipamentos quanto aentrada de água, variando conforme a tabela abaixo:

0 - Não protegido
1 - Protegido contra quedas verticais de gotas d'água
2 - Protegido contra quedas verticais de gotas d'água para uma inclinação máxima de 15º
3 - Protegido contra água aspergida de um ângulo de +/- 69º
4 - Protegido contra projeções d'água
5 - Protegido contra jatos d'água
6 - Protegido contra ondas do mar ou jatos potentes
7 - Protegido contra imersão
8 - Protegido contra submersão

Vários fatores como vedação, material de construção, resistência são levados em conta na determinação desta classificação. Como pode ser observado, existe uma grande possibilidade decombinações com os números acima com o intuito de expressar o grau de proteção desejado.
Então, se você precisar de uma fita de led, por exemplo, que possa ficar submersa na água, o IP da mesma deve ser IP 68, ou se ela deve ser resistente a jatos potentes de água, ela deverá ser classificada no IP 66.
Geralmente, no mercado as fitas mais solicitadas são as com grau de proteção IP 65, que são protegidas contra jatos de água.

Abaixo segue um esquema para saber o que são os niveis de proteção.



Meu Reef: 48 99903916 tim
andremantov@gmail.com
MT50 com luminária de led
http://www.youtube.com/watch?v=cGHwzK6Grjg
 Desconectado ~  Usuário desde: 16/03/2009  ~  Última Visita: 10/06/2014 Alertar Administração 

Adriano Vallim



Moderador



São Paulo
SP - Brasil


2860 Mensagens

  #918336 Publicado - 15/08/2011 :  01:50:32 AM  Mostrar perfil  Adicionar Adriano Vallim a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Belo Artigo!
.´. (11)9-911-4145

Tutorial:Skimmer BOYU MT30
http://./tmaf4
 Desconectado ~  Usuário desde: 22/08/2005  ~  Última Visita: 23/10/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Thiago Barrak



Moderador



Thiago Barrak - Reef

São Paulo
SP - Brasil


10477 Mensagens

  #918343 Publicado - 15/08/2011 :  02:54:56 AM  Mostrar perfil  Adicionar Thiago Barrak a lista de contatos Ver Álbum de Fotos
Não qualificado

Maravilha em...

 

Foi bom você ter compartilhado isso...


Meu aquario: http://www.reefcorner.org/forum/reef_do_barrak-127154

Grande abraço.

tbarrak@uol.com.br


Curta a RC no Facebook!

http://www.facebook.com/ReefCorner
 Desconectado ~  Usuário desde: 21/01/2005  ~  Última Visita: 25/10/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página

Odair Silva



São Carlos
SP - Brasil


82 Mensagens

  #1115187 Publicado - 08/03/2014 :  02:34:17 AM  Mostrar perfil  Adicionar Odair Silva a lista de contatos
Não qualificado
Parabéns. Pelo artigo

Foi muito útil para eu resolver a compra dos meus led 

Abrços Odair

Odair
lagoreef- http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=90691
"Ninguém será capaz de aprender uma só coisa se estiver convencido que já a conhece" (Socrates)
 Desconectado ~  Usuário desde: 15/08/2002  ~  Última Visita: 23/10/2014 Alertar Administração  Ir ao inicio da página
  .::.::. . .. . Tópico Anterior: solucao para ayptasias! Tópico 134343 Tópico Seguinte: Teste Seachem       . .. . .::.::.  
 Imprimir
Ir a:
  Esta página foi gerada em 0,27 segundos.